4 Benefícios em usar um ERP para gerenciar contratos com fornecedores

Quanto dinheiro seus fornecedores colocam dentro de sua empresa todos os meses? Não sabe? Ok. Mas você tem este tipo de acordo com eles não tem? Ok. Então quem está verificando isso? Comprador, gerente? E quem está auditando para ter certeza que os contratos estão sendo cumpridos? Pois é.

O gerenciamento de contratos de fornecedores feito na mão ou em planilha não é eficaz. Há muito dinheiro envolvido. Você não sabe como resolver este problema? Continue lendo o texto que vamos te ajudar.

 

Gerenciando contratos com fornecedores de forma íntegra

Contratos com fornecedores envolvem diversas áreas dentro da empresa. Um novo contrata firmado no comercial pode impactar na formação de preços, no custo do produto, no contas a pagar, no contas a receber, no fiscal, no contábil e por aí vai. Tratar tantas nuances fora do ERP torna seu processo pouco assertivo e sujeito há muitas falhas. Abaixo vamos apresentar quatro benefícios de fazer esta gestão integrada dentro do ERP.

 

1. Integra vários departamentos há uma negociação.

O Módulo de Gestão de Contratos é uma ferramenta para sua empresa registrar os contratos de verbas recorrentes com seus fornecedores, para que a cada transação realizada, o percentual de verba acordado seja devidamente registrado para cobrança. A cobrança do fornecedor pode ser via desconto financeiro no Contas a Pagar ou cobrança direta pelo Contas a Receber. Os prazos de vencimento podem ser fixos ou variáveis, de acordo com a natureza de cada contrato. Todas as operações financeiras, fiscais e contábeis desta negociação podem ser pré programadas, evitando retrabalhos e erros operacionais.

2. Possibilidade de gerenciar vários tipos de contratos diferentes para o mesmo ou para vários fornecedores.

Crie quantos contratos quiser para cada fornecedor, para receitas de fidelidade, aniversário, publicidade, trocas, inauguração de lojas e deixe que o sistema faça o controle do pagamento de cada um deles, separadamente. Um mesmo fornecedor pode ter múltiplos contratos diferentes. Cada um com finalidades ou regras diferentes. Exemplo: pode ter um contrato de fidelidade, com desconto no Contas a Pagar, para todo o mix de compras. E vários contratos separados, vinculados à linhas de produtos, com percentuais de reembolso diferentes entre si, para custeio de trocas de mercadorias.

3. Aumento de rentabilidade da empresa sem mexer no preço de venda.

Considerando que é impossível aumentar margens através de aumentos de preços, garantir uma “gordura” extra nas operações passa a ser cada vez mais importante para a saúde economica do negocio. Considere também a dificuldade e o estresse de negociar com os fornecedores verbas avulsas a cada compra, aniversário de loja/empresa e até mesmo inauguração de loja. Agora imagine o quanto as compras frequentes e as negociações do dia a dia podem se tornar mais focadas e objetivas se não tiver que pensar em “arrancar verbas” em cada uma delas. A ferramenta de Gestão de Contratos tira o peso do “arrancar verbas” deixe de ser um trauma que dificulta uma compra. Com este recurso sua empresa negocia uma vez com o fornecedor, e automatiza o processo de cobrança, deixando assim, o processo de compra e negociação focado apenas no produto. A receita é garantida pelo processo, que em caso de inadimplência do fornecedor pode ter desde o pedido até o recebimento das mercadorias bloqueado. No fim das contas, Gestão de Contratos cria uma poderosa ferramenta de geração de receitas.

4. Auxilia o departamento comercial a auditar o fornecedor e a fazer negociações mais lucrativas

O questionamento de que “é do couro que sai a correia” é bem válido neste ponto. Não podemos ter a ilusão que o dinheiro vem de graça. Mas por outro lado, também não queremos deixar “dinheiro na mesa”. Mas uma simples cotação de preços no mercado pode responder a pergunta se seu fornecedor “deu com uma mão, e tirou com a outra”. Parando com os ditados antigos, a Gestão de Contratos torna visível, simples e transparente esta operação no momento em que a negociação está sendo feita ou, até mesmo, antes de se iniciar uma nova negociação. Sim, é possível saber os contratos firmados e não cumpridos pelo fornecedor antes de um novo pedido, auxiliando seu comercial há pressiona-lo para resolver o problema e até mesmo para usar este inconveniente para conseguir novos descontos. Além disso, é possível saber os contratos firmados com fornecedores similares e usar esta informação para conseguir bons contratos com o fornecedor com quem se está negociando naquele momento.

 

Com o módulo de Gestão de Contratos de fornecedores sua empresa transforma em rotina e processo os contratos de geração de verbas e receitas realizados com seus fornecedores.

Diversos clientes da Logus Retail se beneficiam diariamente deste recurso. Temos clientes gerenciando mais de 1 milhão de reais mensais em contratos com fornecedores com nosso ERP.

 

Quer saber mais a respeito? Entre em contato pelo (11) 4583-0200, pelo nosso CHAT ou clicando aqui.

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