Os 3 principais relatórios que você deve utilizar na sua rede de lojas.

É muito comum quando um cliente está procurando um novo sistema de gestão e ERP perguntar para o fornecedor: seu sistema tem muitos relatórios? Que tipo de informação ele me dá?

Para sua rede de Lojas


É curioso observar essa prática comum por parte dos varejistas porque, na verdade, o que importa não é a quantidade de relatórios em si e sim a efetividade deles, os dados que entrega para tomada de decisões e o quão simples e fáceis são de interpretar.


Pensando nisso preparamos uma lista com 3 relatórios indispensáveis para que você comece a utilizar na sua rede de lojas agora mesmo. 


Curva ABC


Se você não tem a prática de utilizar relatórios para gerenciar o seu negócio e quer começar agora mesmo nossa recomendação de ouro é começar pelo Curva ABC. Basicamente esse relatório divide seus produtos em Curva A (70% do faturamento ou lucratividade), B (20%) e C (10%). 
Com ele é possível analisar produtos que merecem mais atenção na hora de comprar e negociar com a concorrência, maior exposição na área de vendas e cuidado na hora de repor a mercadoria para evitar ruptura. Também é possível analisar a Curva C e achar “oportunidades de ouro por lá”, que são produtos que vendem pouco porque estão mal expostos ou com algum problema de ruptura. Basta, para isso, você analisar o relatório e começar a fazer questionamentos.

Ex.: porque esse produto está na Curva C? Porque esse refrigerante está na Curva e os demais na B? Porque estou vendendo muito dessa marca de sabão em pó sendo que a outra marca me entrega muito mais margem?
Análises como essas simples podem melhorar a rentabilidade de sua loja quase que de um dia para o outro. 


Para começar reserve de 15 a 20 minutos, todos os dias, para analisar esse relatório. Marque 10 produtos Curva C e vá a área de vendas analisar sua exposição. Faça o mesmo com as Curvas A e B. Você vai se surpreender com a quantidade de “erros” que podem ser corrigidos apenas com essa prática.


Ruptura de Estoque


Apenas a gestão da Ruptura pode aumentar seu faturamento entre 3 e 10% em apenas 60 dias. As duas rupturas mais comuns são provocadas pelo comercial (falta de compra) ou operacional (falta de reposição na área de vendas).


Com um relatório de ruptura eficiente é possível saber se você tem mercadoria em estoque, há quantos dias sem venda, a média diária de vendas para saber que aquela mercadoria vende sempre e o impacto financeiro por não estar vendendo.
O ideal é filtrar essas informações por sub grupo de produtos e ir analisando, um a um, cada situação.

Balanço Gerencial


Um relatório de fechamento mensal que é uma radiografia da sua empresa. Qual seu lucro operacional, custos, lucro por seção, grupo e subgrupo, receitas, despesas… Imagine você poder analisar todas essas informações em um único relatório, a partir do momento que seu mês está fechado pela tesouraria, financeiro e fiscal? 


Um relatório como esse é como uma “bússola” do varejista, mostrando para ele como a empresa está se comportando e os caminhos que estão sendo tomados, possibilitando correção quando necessário for. 
Como dica final: se o seu software de gestão ou ERP não for capaz de te entregar algum deles, recomendamos fortemente que você busque no mercado uma nova solução e/ou converse com fornecedores de Softwares de BI para complementar sua gestão.

Uma rede de lojas precisa de ferramentas sofisticadas como um Bi (  business intelligence) . Porém, quando o “básico” sendo bem feito e bem utilizado, traz resultados, controle e previsão de expansão.

Att:

Equipe Logus Retail

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