As 5 principais vantagens: Como o self checkout funciona?

Como o self checkout

Escutar pode ser bem legal! 

 

Como o self checkout funciona? Uma pergunta que vamos responder abordando as melhores práticas e suas principais vantagens.

Folha de pagamento, ruptura de estoque e agilidade no atendimento: como o Self Checkout pode ajudar?

O Self Checkout vem atraindo o interesse por parte do supermercadista, principalmente nesses últimos anos. Fato é que poucas empresas tiveram a coragem de se aventurar e implementar o equipamento. O que estas empresas não percebem é que o autoatendimento é uma tendência e certamente veio para ficar.

Hoje, as que implementaram conseguem colher alguns resultados significativos, sendo de venda ou mídia. Por exemplo, o Walmart que anunciou recentemente estar no processo de implementação, e irá disponibilizar o autoatendimento em 5 cidades.

> Self checkout uma ferramenta para você <

Vamos listar os 5 benefícios mais importantes de implantar o self ckeckout, na sua loja.

#1 – Mídia espontânea para a loja

Contra fatos não há argumentos, né?!

Mas como o Self Checkout funciona nesta situação?

A partir do momento que você faz a implementação ele irá atrair novos clientes e curiosidade da mídia, sem você ter que investir em publicidade e propaganda.

O self checkout é um equipamento que chama atenção, tornando a vida do cliente mais simples. Quem se acostuma com o self não volta para o PDV tradicional.

#2 – Aumento das vendas

Lojas que implementam o self checkout chegam a aumentar suas vendas em aproximadamente 10 a 15%, em um período de até  90 dias.

Como você trouxe a mídia espontânea, consequentemente vai atrair mais gente para a sua loja e a chance dessa pessoa continuar comprando com você utilizando o self checkout é muito grande.

 

#3 – Diminuição em roubos

Mas como o self checkout pode ajudar na redução dos roubos?

O cliente quando está no self checkout, passando a sua mercadoria, geralmente está de costas para o tráfego da loja, ou seja, essa pessoa não tem uma visão macro do ambiente.

Mesmo que a pessoa tenha a intenção de tirar vantagem ou entrar no intuito de praticar o furto, ela não tem o campo de visão de quem está atrás e isso consequentemente faz com que ela não se aventure a praticar o ato.

E isso também se aplica a alguns casos de operadores de caixas que praticam o chamado “roubo na amizade”. Que é quando a pessoa tem uma amizade com alguém que faz suas compras no mesmo estabelecimento e resolve “ajudar”, simulando que passou os produtos sem bipar no leitor.

Isso consta como uma parte significativa nas estatísticas de roubo da loja. Coisa que no self checkout já não acontece.

Concluindo, menor índice de roubo tem por consequência menos ruptura de estoque.

#4 – Redimensionamento de Equipe

O redimensionamento de equipe fica muito mais fácil.

Veja: Para cada 4 selfs checkouts, é necessário apenas uma operadora. Levando-se em consideração que sua operação ainda não está madura.

Com a evolução do processo e uma operação mais madura, é possível colocar um fiscal para aproximadamente 6 caixas. Resumindo, para 6 selfs você só irá precisar de um funcionário!

Automaticamente você pode redimensionar sua equipe para os horários de menor fluxo.

É possível deixar menos PDVs tradicionais abertos, mantendo apenas uma pessoa cuidando do self. Desta maneira você pode realocar os profissionais para focar em outras áreas que merecem mais atenção, por exemplo, controle dos produtos próximo a data de validade, organização das prateleiras, etc.

 

#5 – Redução da sua equipe

A cada 4 selfs, você pode substituir 10 PDVs da loja.

Vamos fazer uma análise:

Por exemplo, em um supermercado com 50 PDVs tradicionais que resolve implantar 8 selfs: Uma vez que essa operação esteja madura, o estabelecimento certamente poderá tirar 20 PDVs, que conseguirá atender os clientes exatamente da mesma forma, sem fila e sem causar transtorno.

Você já deve ter percebido que todos esses pontos mostram que o self checkout consegue reduzir perdas, aumentar o lucro e diminuir os custos.

 

Como o self checkout

Cuidados que você precisa tomar na hora da implantação:

 

1 – Uma eficiente comunicação visual dentro da loja

Não é simplesmente colocar o equipamento em um canto da loja e imaginar que seu cliente irá lá espontaneamente para se divertir como não houvesse o amanhã.

As pessoas em seu primeiro contato tendem a ter um pouquinho mais de receio com o equipamento. A partir do momento que foi implementado, você precisa estimular o seu cliente a ir até o self, assistir ele na compra, deixar ele confortável e seguro para comprar sozinho para aos poucos ir dando autonomia na utilização do equipamento.

Automaticamente ele vai se acostumando a usar e você não precisará mais cuidar desse cliente para utilizar o self.

 

2 – O Self precisa estar em um lugar estratégico

Os selfs precisam estar em um lugar que seja confortável. Não adianta colocar eles em um canto ou no fundo da loja.

É necessário ter espaço suficiente para o cliente chegar com o carrinho. Porque qualquer possível imagem de aglomeração pode passar a mensagem que é um transtorno muito grande para usá-lo.

É preferível colocar esses equipamentos em um lugar com espaços, para que os carrinhos possam ser acomodados com facilidade.

Não adianta pensar que o self checkout é só comprar o equipamento

Algumas lojas de sucesso colocam eles no meio da loja, por exemplo. Ou entre as paredes de PDVs. Desta forma os clientes são estimulados a usar.

Veja como funciona o Self Chekout:

Não adianta pensar que o self checkout é só comprar o equipamento. Trata-se de um projeto. E um projeto que se paga muito rápido. Clientes de sucesso pagam este investimento em menos de um ano.

Percebeu como o self checkout é uma tecnologia que hoje se faz cada vez mais necessária? Quer saber mais sobre o assunto?

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