Como fazer balanço de AÇOUGUE e Inventário

Um segmento que vem crescendo bastante ao longos dos anos é o de açougue. Grandes lojas abriram, comportando assim, uma centena de outros itens que complementam o seu principal produto. Automaticamente é necessário fazer uma gestão mais eficiente, e isso inclui o balanço e inventário. E falando nisso, hoje vamos falar como fazer balanço de açougue e inventário. 

Para fazer um balanço ou inventário dentro do seu açougue de forma eficiente, a primeira coisa que você precisa fazer é dar entrada nessa mercadoria do jeito certo. Tão logo, no sistema para açougue, o Logus ERP, nós orientamos que isso seja feito a partir do recurso de desmembramento de traseiro.

Como esse recurso funciona?

No momento que você for dar entrada no traseiro, é possível avisar o  Logus ERP qual o percentual de carne que compõem cada pedaço do traseiro.

Então, você entra com o traseiro pelo peso e com esse cadastro, o sistema entende que aquela peça corresponde a X quilos de carne, sendo que X quilos é alcatra, que X peso é picanha e por aí vai. 

A partir do momento que você alimentar o sistema, será possível deixar parametrizado essas informações. Isso também inclui as perda, para que ele saiba quanto de sebo e osso vai ter que ser retirado e desconsiderado do estoque deste produto.

Também é possível parametrizar um percentual de perda natural que você tenha durante um processo, por exemplo: degelo da carne. 

Você pode dizer o seguinte:

  • Nessa peça eu quero que considere 4, 5 a 6% de perdas por conta do processo de degelo.

Caso você faça a entrada de mercadoria dessa forma, certamente depois o processo de balanço vai funcionar com muito mais eficiência. 

Cada um desses cortes de produtos vai ter um código interno diferente, que no momento que ele for vendido, esse código será identificado, irá passar pelo PDV, mais a quantidade. Assim é possível determinar o quanto você está baixando no estoque de cada uma dessas carnes.

A partir desse momento, terá no sistema a entrada que são os partes que você cadastrou e a saída dos cortes de carne que foram feitos ao longo de um determinado período de tempo. Dessa forma, você consegue realizar o balanço.

Agora, basta que você vá com uma planilha ou um coletor de dados. mas no caso específico de traseiro de cortes de carne, o coletor não é tão eficiente porque o código interno são utilizados no processo de venda. Faça a coleta dos dados, seja com uma planilha, terminal tablet ou um celular com sistema aberto, e você faz o preenchendo. As informações do quanto cada um dos cortes de carne do traseiro foi mapeado.

O seu processo de entrada está bem feito, junto com o teu processo de saída. Tudo foi e está identificado com os códigos corretos. Certamente terá um balanço, um inventário mais próximo daquilo que você estava esperando.

Dando entrada nas quantidades junto ao sistema, ele vai conseguir informar uma lista de divergências, com as diferenças apuradas. Agora é possível fazer processos de auditoria, e identificar falhas e o motivo da divergência, como itens que podem estar sendo vendidos com outro código. Isso pode acontecer, você não está imune a esse tipo de coisa.

Como fazer balanço de AÇOUGUE e Inventário – Vídeo

Uma história real:

Já aconteceu em clientes nossos a seguinte situação. Um determinado açougueiro possui amizade com uma outra pessoa que vai até o supermercado ou frigorifico. Esse cliente entra para comprar picanha e o açougueiro no momento em que está pesando, registra com o código de coxão duro, coxão mole, ou alguma parte mais barata.

Fazendo o processo de balanço, um inventário correto, o que vai acontecer?

O sistema vai mostrar a quantidade vendida do coxão mole, mas vai faltar picanha no estoque e o coxão mole ficará sobrando. A partir do momento que mostrar e apurar essas divergências, é possível fazer um processo de auditoria para entender o que foi que aconteceu.

Obviamente que esses problemas de etiquetagem de itens nem sempre são causados por má fé, pode ser um erro mesmo, nem todo mundo conhece todas as carnes às vezes. Um açougueiro Júnior, que ainda está em treinamento pode fazer o processo errado de etiquetagem de uma embalagem, que posteriormente foi colocada à disposição para venda no teu display. Mas o fato é, se você fizesse um inventário recorrente, nós recomendamos que faça sempre. É possível pegar essas divergências e atuar em cima desses problemas.

Uma outra coisa muito legal que nós temos no sistema da Logus é o nosso aplicativo Manddala. Ele permite que você faça através do app, algumas conferências e algumas checagens, além de enviar alertas para orientar sobre a situação de um item específico do seu estoque.

Preste atenção!

Determinado dia o gerente de uma loja recebe um alerta no celular dizendo que ele tinha uma tonelada de pernil sem osso disponível à venda, e que esse produto não era vendido a mais de 15 dias.

Ele pensou:

  • Poxa, mas não é possível, como é que eu posso ter uma tonelada desse produto em estoque e não ter vendido nos últimos 15 dias? Vou perder essa mercadoria, imaginou isso no primeiro momento. E ainda pensou que o nosso sistema estivesse com algum tipo de falha. 

É evidente que uma quantidade muito grande de produto iria gerar desconfiança da notificação, e para tirar a dúvida, foi até a câmara fria dar uma olhada, e de fato essa mercadoria estava lá.

O problema é que colocaram durante o processo de recebimento de outros produtos, uma série de caixas de carne na frente e escondeu o pernil. Se não fosse a notificação do app de estoque, o Manddala, provavelmente teria uma perda aproximada de uns R$ 9,500.00 em estoque de pernil sem osso.

Assim que confirmou a notificação, reunião seu time e colocou de forma imediata uma promoção para rodar dentro do sistema. Conseguindo preservar o investimento da loja. Isso mostrou como foi importante ter a solução correta para ajudar em situações tão delicadas como essa. 

Sabemos como é complicado fazer um balanço ou inventário, por isso listamos alguns pontos que você deve seguir:

  • Toda mercadoria que comprar seja um traseiro ou caixaria, é preciso dar entrada na nota fiscal para alimentar seu estoque.

Nota: não basta dar entrada na nota simplesmente para alimentar o financeiro sobre. Tem que manter o estoque atualizado. 

  • Se você compra traseiro, dianteiro e faz a desossa na sua loja, tem que montar a planilha de rendimento.

Como fazer isso?

É necessário pesar o traseiro, particionar ele, pesar cada uma das carnes para poder montar a escala de proporção. Depois precisa estimar as perda, pesar o osso e sebo, dar entrada nisso também para que o sistema possa fazer o controle efetivo daquilo que é perdido no processo de desmembramento. Feito isso você precisa garantir que os produtos são vendidos com os códigos corretos lá no PDV.

Com esses dois processos rodando, agora você consegue começa a ter um inventário mais eficiente.

Existe um recurso novo que está sendo preparado para estrear no sistema da Logus, que além de gerenciar o desmembramento em proporção, vai possibilitar saber o quanto você quer que cada uma das carnes represente do custo total do traseiro.

Vamos explicar melhor:

O coxão duro ou coxão mole é mais barato que a picanha. Então, obviamente ele tem que representar um percentual menor do seu custo do traseiro, você vai conseguir informar isso no sistema para que no momento do desmembramento, seja possivel analisar da seguinte forma:

  •  Traseiro desmembrado. 10% dele é coxão duro, 8% dele é coxão mole, esses 10% representam 5% do valor total do meu custo de traseiro e esse colchão mole representa 7% do custo total do meu traseiro.

No momento de você fizer isso o sistema vai conseguir apurar o resultado, seja do desmembramento, quanto do percentual de lucratividade correto que cada uma dessas carnes te dão.

Este recurso é diferente, um grande diferencial em nosso software.

Gostou? Quer mais informações de como os sistemas da Logus pode ajudar o seu açougue?

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Boas vendas. 

Att:

Equipe Logus Retail

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