Os investimentos em estratégias de marketing digital para lojas virtuais são muito importantes para o sucesso do e-commerce.
Muitos empreendedores pensam só no desenvolvimento da plataforma e deixam de lado questões relacionadas ao marketing digital, algo fundamental para um negócio, visto que é o que traz potencial para a marca ser encontrada e reconhecida.
Para que isso ocorra, ou seja, encontrar e atrair os potenciais consumidores seja possível de forma qualificada, as plataformas de e-commerce precisam estar alinhadas com algumas estratégias de marketing digital, como o uso de palavras-chave.
Assim os empreendedores aumentarão as oportunidades de serem vistos e converter vendas, bem como estarão alinhados aos algoritmos das plataformas.
Os recursos oferecidos pelo sistema de loja virtual relacionados a integração e plataformas de marketing são geralmente considerados um fator decisivo na hora de escolher uma plataforma de e-commerce, tanto para oferecer uma loja de qualidade, quanto para o cliente consumir.
Assim, considerar a experiência e processos facilitados e de valor, até como informativos importantes, é necessário durante a criação do site e das estratégias de divulgação. Confira mais a seguir.
O que é marketing digital?
É um termo que engloba todas as atividades que uma pessoa ou empresa realiza online, visando criar bons relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver uma identidade para a marca.
Para conseguir estes e outros objetivos, os empreendedores podem utilizar estratégias de marketing de conteúdo, Inbound Marketing, SEO (Search Engine Optimization), mídias sociais, entre outras divulgam os materiais e atraem a atenção dos leads (potenciais clientes).
Para pequenos e médios negócios essas estratégias são ainda mais interessantes, pois aumentam as oportunidades de segmentação, o que torna o investimento mais acessível – sem prejudicar os resultados -, permitindo alavancar as vendas e ter um melhor alcance, tornando a marca mais competitiva.
Quais recursos são necessários para desenvolver uma loja virtual?
Uma loja virtual significa explorar um mercado com muitas possibilidades. Os custos de abertura e manutenção são menores, há maior alcance de marca e recursos que permitem se aproximar do público.
Mas isso não significa que o site não deva ser planejado ou que não demande investimento.
Assim, ter uma boa estrutura de e-commerce e disponibilizar uma ferramenta atrativa e veloz é o caminho para conquistar clientes, realizar boas vendas e ter ótimas oportunidades de crescimento.
Algumas das dicas que ajudam no processo de desenvolvimento de um e-commerce são:
- Investir em um design responsivo;
- Contratar uma plataforma de qualidade;
- Contar com profissionais de design;
- Garantir a rapidez de carregamento.
- Ter atenção especial para a logística do negócio;
- Estabelecer uma política de troca.
Dicas de marketing digital para o crescimento da loja virtual
Existem diversas dicas e estratégias que podem ser implementadas na sua loja virtual para ajudar no sucesso do negócio, são as principais:
Utilize o e-mail Marketing
No segmento de e-commerce, o e-mail marketing é uma estratégia fundamental para melhorar as taxas de conversão, aproximando mais a marca do cliente.
Uma estratégia de e-mail marketing bem aplicada de modo técnico por profissionais, focando na segmentação de oportunidades, conteúdos e de ofertas, pode ser considerada uma das melhores ferramentas para a sua loja virtual.
Ter um bom sistema de automação de marketing para ajudar nos disparos de ações específicas no site é o caminho para ter um volume elevado de vendas.
Invista em Vídeo Marketing
O vídeo marketing é uma das principais tendências de marketing online e os empreendedores não devem deixá-la de lado.
Os vídeos são materiais muito bem aceitos e geram um excelente engajamento quando o assunto é marketing de conteúdo.
Esse tipo de conteúdo tem um papel importante em uma loja virtual e em termos de marketing digital são muito poderosos, pois não há melhor forma de mostrar um produto ou serviço do que apostando em um vídeo.
Um ponto interessante é que os vídeos podem ser colocados em um canal do Youtube e nos perfis nas redes sociais, melhorando ainda mais o alcance e oportunidades em relação aos potenciais clientes.
Trabalhe o Marketing de busca
Um dos principais canais no marketing para o e-commerce é o marketing de busca, ou seja, utilizar técnicas para que o seu site fique em destaque nos resultados de pesquisas feitas nos buscadores como Bing, Google e Yahoo.
É possível investir em busca orgânica, resultados que aparecem de modo espontâneo nas páginas de respostas em grandes buscadores.
Para os resultados orgânicos, os profissionais devem investir em SEO em textos, páginas de produtos e nas imagens utilizadas – de modo que as páginas apareçam nos resultados de busca.
Outra possibilidade são os links patrocinados, em que é necessário utilizar ferramentas como Google Ads e outros recursos para que a página esteja em posicionamentos dedicados aos anúncios, com essa sinalização.
Entenda e aplique o Remarketing
Quando você acessa um site e pesquisa informações sobre um produto, e depois este mesmo produto surge em outros sites que você está visitando, está ocorrendo a técnica chamada de remarketing.
Quando o assunto é conversão, essa estratégia é uma das mais utilizadas, já que gera bons resultados de modo rápido, lembrando o cliente do produto/marca e levando-o a consumir.
A estratégia pode ser incorporada nos sites, graças ao Google Ads, em que os anúncios podem ser exibidos em sites parceiros do Google após uma busca desse usuário sobre os itens, reforçando o site no imaginário do cliente em potencial.
Nas redes sociais, há as plataformas Ads que oferecem a veiculação de anúncios com marcações e atuam da mesma forma.
Não esqueça o Marketing de Conteúdo
É uma estratégia de grande relevância e pode ser implementada no seu e-commerce.
O marketing de conteúdo consiste em desenvolver materiais de diferentes formatos que tragam soluções para as dúvidas dos clientes e assuntos que os consumidores estejam pesquisando, de modo a levá-los ao site.
Com um blog, os empreendedores podem postar conteúdos em diferentes modelos, considerando a jornada de compra do consumidor.
Posts nas redes sociais e criação de e-books são outras opções que os profissionais podem explorar para colocar a estratégia em prática, alcançando mais usuários.
Portanto, conhecer algumas dicas e estratégias de marketing digital para e-commerce e colocá-las em prática é o caminho para o sucesso do seu negócio.